Como cuidar da saúde dos olhos no verão?
Na estação mais quente do ano, todos querem se divertir ao ar livre e aproveitar o sol numa praia ou piscina. Além da exposição solar excessiva, precisamos também tomar cuidado com algumas enfermidades que são mais comuns nessa época, como a dengue ou a otite, por exemplo. Veja a seguir três males que acometem os olhos e que merecem atenção:
Conjuntivite - O calor e a aglomeração de pessoas desse período pode facilitar uma contaminação por vírus e bactérias. Causa irritação, ardência e vermelhidão nos olhos.
Ceratite - Águas de praias e piscinas podem estar contaminadas por fungos ou bactérias. O contato pode causar essa infecção, que provoca dor intensa, queimação, vermelhidão, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e visão borrada.
Alergias oculares - Água salgada, cloro ou filtro solar podem irritar os olhos e causar alergias. O protetor solar pode escorrer para os olhos, por isso é importante usar um que seja específico para a pele.
A principal medida de segurança para evitar essas e outras doenças é a higiene individual. Evitar compartilhar toalhas, abrir os olhos debaixo d'água sem óculos apropriados (mesmo que esteja usando lentes de contato)*, evitar levar as mãos aos olhos e principalmente coçá-los.
Vale lembrar que os raios UV também afetam os olhos, causando danos à visão ao longo dos anos. Por isso, é muito importante usar óculos e lentes que protejam a vista dos raios solares.
E para essa proteção funcionar de verdade, prefira comprar de locais sérios e confiáveis, onde as lentes são de boa procedência. Na Biolens você encontra lentes para todas as condições e ocasiões. Informe-se com seu médico oftalmologista e consulte as lentes disponíveis no nosso site!