Veja 10 sinais do excesso de exposição a telas
A modernidade nos traz muitas comodidades, porém também traz algumas inconveniências. Por exemplo, estamos cada vez mais expostos a luzes artificiais de computadores e celulares, que a longo prazo pode provocar danos à saúde ocular.
De acordo com o relatório da plataforma AppAnnie, o brasileiro costuma passar em média 5,4 horas por dia em frente ao celular, e por isso é necessário ficarmos atentos a alguns sinais de que a exposição pode estar gerando problemas:
1. Olhos vermelhos;
2. Irritação;
3. Ressecamento dos olhos;
4. Coceira;
5. Lacrimejamento;
6. Fotossensibilidade ocular;
7. Sensação de peso nas pálpebras;
8. Dificuldade para focar as imagens;
9. Olhos cansados;
10. Dor de cabeça e enxaqueca.
LUZ AZUL É A VILÃ
O organismo do ser humano é bem inteligente e foi desenvolvido com a capacidade de captar a luz refletida em objetos para então enxergar formas, tamanhos, distância e movimentação. Mesmo assim, não fomos projetados para tolerar o brilho constante das telas digitais modernas.
O principal fator por trás disso é o tipo de luz que é usada, que na maioria das vezes se trata da luz azul. Isso ocorre pois a frequência emitida se assemelha aos raios ultravioleta, que são os mesmos do sol.
Sem a devida proteção, a exposição prolongada pode ocasionar um desgaste progressivo da retina e do globo ocular, degeneração macular, e até mesmo alterações do sono, relacionado ao ritmo circadiano.
QUAL É A SOLUÇÃO?
Dentre várias recomendações, uma das dicas dos especialistas é descansar a visão por 20 segundos a cada 20 minutos. Mas claro que no dia a dia é comum esquecermos disso, por isso também há como usar aplicativos de filtros de luz azul e usar lentes de contato que possuem este tipo de tecnologia.
Na Biolens você encontra as melhores opções para a saúde dos seus olhos durante o uso de dispositivos digitais, seja para correção da miopia, astigmatismo ou hipermetropia!