27/05/2022

Lentes gelatinosas x Lentes rígidas: qual a diferença?

Os óculos de grau já são comuns a muitas pessoas, e as lentes de contato também têm cada vez mais crescido de importância como uma alternativa. E hoje em dia no mercado existem dois principais tipos de materiais para lentes: as rígidas e as gelatinosas. Mas quais são as diferenças entre elas?

 

Lentes de contato rígidas

Antigamente, as lentes de contato com material um pouco mais rígido eram prescritas amplamente, porém hoje elas são mais indicadas para casos específicos onde o grau é mais elevado ou há a presença de ceratocone, condição na qual o tecido da córnea se projeta para fora em formato de cone.

Uma vantagem é que a sua limpeza pode ser bem mais simples de ser feita e a durabilidade também é alta, podendo chegar até um ano dependendo da manutenção.

 

Lentes gelatinosas

Com o avanço da tecnologia, foi possível criar lentes mais maleáveis para os casos mais comuns como astigmatismo, miopia ou hipermetropia. 

Mais práticas e confortáveis no uso, as lentes gelatinosas podem ser mais confortáveis para quem tem olhos sensíveis ou está começando a utilizar lentes de contato, adaptando-se muito bem a elas.

A limpeza exige um pouco mais de cuidado com práticas diárias, para tornar o risco de infecção baixo e assim evitar futuros danos à visão. O uso de soluções próprias para as lentes é fortemente recomendado, assim como consultas ao seu oftalmologista no caso de alguma inflamação.

Para ainda maior praticidade existem as lentes descartáveis de uso diário, em que a pessoa utiliza durante o dia e, durante a noite, as descarta para dormir. Existem também lentes descartáveis de uso mensal e quinzenal!

 

Saiba mais com um de nossos especialistas aqui na Biolens!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.