07/10/2022

Com que idade uma criança pode usar lentes de contato?

Após uma cirurgia de catarata congênita ou na existência de um quadro de anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos), é fundamental o uso de lentes. Nesses casos cabe aos pais tomar todo o cuidado no uso das lentes, do momento em que coloca, até o descarte.

 

Mas quando não existem essas condições, os oftalmologistas determinam uma série de características para permitir o uso de forma adequada. É preciso certificar-se das seguintes informações:

• Se existe a necessidade real, indicada pelo oftalmologista;
• Se a criança possui maturidade para colocar e remover as lentes;
• Se ela entende os cuidados da higiene e conservação;
• Realizar consultas frequentes ao oftalmologista para verificar qualquer dano aos olhos.

 

Seja como for, a supervisão dos pais é essencial para que não ocorra nenhum tipo de dificuldade de adaptação ou problemas de saúde causados pelo uso incorreto das lentes. Geralmente, a idade de início pode estar entre os 10 e 12 anos, mas vai depender muito mais da personalidade e comportamento da criança do que da idade em si.

 

Algumas crianças recebem indicação de lentes para atividades esportivas. Mas vale lembrar que para no caso de natação, as lentes não substituem o uso dos óculos de proteção, devido ao risco de infecções que podem gerar úlceras de córnea. Além disso, o cloro das piscinas pode causar irritação nos olhos.

 

Caso haja a necessidade de uso das lentes de contato, deixe bem claro os cuidados que devem ser tomados e marque consultas regulares no médico oftalmologista!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.